RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A qualidade do trabalho desenvolvido, o espírito inovador, os resultados e experiência adquirida levam a Vela Solidária a iniciar, em 2020, ações de educação para o meio aquático através da implementação de atividades baseadas na Responsabilidade Ambiental e nas quais seguiremos os seguintes pressupostos:

- Consciencializar e sensibilizar a Comunidade na preservação dos recursos naturais;

- Promover comportamentos responsáveis que contribuam para a sustentabilidade do meio aquático;

 - Atividades formativas com escolas em contexto real;

- Atividades de limpeza da orla costeira em parceria com clubes e projetos desportivos.

Estas quatro linhas orientadoras terão como grande objetivo - Desenvolver comportamentos e consciencialização para a temática da preservação e sustentabilidade ambiental, através de uma cultura de reutilização, reciclagem e preservação. 

Estes objetivos serão executados através das seguintes ações:

Arade Azul

Ações de limpeza das zonas costeiras desenvolvidas com a colaboração de alunos e atletas de clubes desportivos, com os objetivos específicos de sensibilizar, educar e mobilizar a população local para a problemática da poluição e nomeadamente do plástico nos mares. Estas iniciativas pretendem articular a promoção da atividade física e a consciencialização ambiental e terão lugar em datas de especial relevância para a temática do Mar, como são:

16 novembro Dia Nacional do Mar

22 março Dia Mundial da Água

8 junho Dia Mundial dos Oceanos

3º sábado do mês de setembro – Dia Mundial da Limpeza Costeira

Educação e sensibilização

A Educação e a sensibilização das comunidades serão a forma adotada para transformar a cultura no que à poluição dos mares e do meio aquático diz respeito. Neste sentido, serão realizadas palestras com o movimento associativo e seus sócios, empresas e seus colaboradores e com a comunidade em geral.

 

Plastificação dos Mares

Sob o tema “Plastificação dos Mares” promovemos anualmente e por um ciclo de 3 anos (2021 a 2023) um raid fotográfico para amadores e profissionais registarem através das suas objetivas o impacto do que de melhor e pior se pode encontrar no comportamento humano, nas atividades empresariais e nas políticas locais para a preservação no meio aquático.

 


 

CESA - Cooperação Empresarial para a Sustentabilidade Ambiental 

 

São as empresas que vivem com base no mar e meio aquático em geral aquelas que de alguma forma deverão dar o exemplo, agindo de forma responsável no que à preservação do meio diz respeito. 

Neste sentido, pretendemos implementar a ação “Responsabilidade Ambiental”, criando laços e sinergias com e entre empresas, no âmbito da reciclagem e reutilização. Para tal pretendemos, sensibilizar e capacitar as empresas a desenvolver estruturas de cultura de preservação do meio aquático e consequente promoção de uma economia circular. 

SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Local da Sede:

Rua Francisco Daniel, Espaço Raiz
8500-797 Portimão

 

Iate Clube Marina de Portimão:

Edifício Administrativo
Ponta da Areia - 800-345 Portimão