PROJECTO 

O objectivo da Vela Adaptada é promover a prática da vela a pessoas portadoras de deficiência, criando condições materiais e humanas à acessibilidade e integração social dos seus praticantes, com relevo especial à formação de todos os interessados e seus acompanhantes.

Comparativamente com a vela tradicional, os barcos de vela adaptada têm de ser mais seguros e não podem virar. A prática da modalidade exige um menor esforço físico, mas em termos teóricos, técnicos e tácticos é muito semelhante à vela tradicional.

Os Jogos Paralímpicos de 2008 marcaram a primeira participação portuguesa na competição em vela adaptada. Bento Amaral e Luísa Silvano garantiram o apuramento no Campeonato do Mundo de Vela Adaptada de 2007, que se realizou em Rochester, nos EUA, e no qual se classificaram em 13º lugar. Conseguiram ficar na 42º posição, no entanto, a dupla já conquistou no Campeonato do Mundo de Skud-18, em 2008, a medalha de Bronze.

A vela torna-se então uma oportunidade privilegiada de obter (ou manter) uma relação com os desportos aquáticos e o mar. As dificuldades existem evidentemente, mas o voluntarismo e a vontade tudo ultrapassa. A procura é maior que a oferta e se mais meios existissem maior seria o desenvolvimento desta modalidade.

Assim pouco a pouco vamos ultrapassando os obstáculos. No âmbito do Projecto Vela Solidária e na sequência do início da actividade da  Escola de Vela Adaptada, em 2013 – tendo como objetivo proporcionar a participação em regatas inseridas nos quadros competitivos nacionais e internacionais, obtiveram-se resultados muito meritórios, tais como:

  • Bi-Campeão Nacional Classe Hansa 2.3 (singular);

  • Vice-Campeões Nacionais Classe  Hansa 303 (duplo);

  • Campeões Nacionais Classe Hansa 303 (duplo);

  • Vice-Campeão da Europa Classe  Hansa 303 (singular);

  • Vice-Campeões da Europa Classe  Hansa 303 (duplo);

  • 10º lugar no Campeonato do Mundo Classe  Hansa 303 (singular).

Feel

THE WIND

SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Local da Sede:

Rua Francisco Daniel, Espaço Raiz
8500-797 Portimão

 

Iate Clube Marina de Portimão:

Edifício Administrativo
Ponta da Areia - 800-345 Portimão